Tel. (16) 99187-8205 | contato@projetaeletrica.com.br

Qual é a importância do projeto elétrico em um novo empreendimento?

Para a boa execução de um empreendimento e utilização adequada dos materiais em sua construção, sem conter desperdícios e problemas frequentes, é necessário um projeto e planejamento qualificado, com controles e trabalhos eficientes.
Em uma obra civil, é dada maior importância às áreas arquitetônicas e estruturais, que são essenciais, porém acabam se esquecendo ou deixando para outrora o sistema para habitabilidade e conforto, como a eletricidade.
Muitas vezes, por falta de conhecimento desse projeto e por sua complexidade (ou até mesmo por questões de economia), muitas pessoas abrem a sua própria empresa ou constroem seu empreendimento sem a contratação de um engenheiro eletricista, ficando sujeitos a riscos como choques, incêndios, muitos gastos com materiais desnecessários e aumento no consumo de energia, que poderiam ser evitados ao fazer o dimensionamento correto das instalações.
Sendo assim, o projeto elétrico é de extrema importância, tanto para a aprovação em uma concessionária de energia, quanto no critério “segurança”, sendo fundamental que você entenda o que é, e o motivo de não dispensá-lo em nenhuma situação.

Projeto elétrico

É a antecipação escrita e detalhada com a planta da edificação, contendo a localização de todos os pontos de utilização de energia elétrica, comandos, trajetos, cargas, especificações dos materiais e quantidades a serem utilizadas de acordo com as normas técnicas vigentes.

Vantagens

Evitam-se riscos e aumenta o nível de segurança, ajudando também a economizar na compra de materiais, além de ter a instalação personalizada e direcionada para a necessidade. Por exemplo: Garantia de um nível de luminosidade correto para cada ambiente.
Sem esses procedimentos, poderão ocasionar alguns problemas como: desligamentos ou acidentes (incêndios/explosões) colocando em risco a vida dos colaboradores, gerando mais gastos para a empresa.

Elaboração

O primeiro passo é contratar um profissional qualificado e habilitado legalmente para desenvolver o projeto que lhe passe confiança e credibilidade, pois ninguém melhor nessa área do que um engenheiro eletricista, que será o responsável técnico da obra, tendo após a finalização do projeto todas as informações necessárias para a instalação.
Portanto, fica claro que, ao planejar toda a estrutura de seu negócio, como a localização de cada ambiente, é de extrema importância que não se esqueçam das tomadas, da capacidade de carga, o nível de luminosidade de acordo com o local, os materiais adequados, ou seja, cada detalhe é essencial para que na finalização do projeto elétrico haja a constante preocupação com prováveis acidentes e para que não se verifique a ocorrência de mudanças na estrutura, o que poderá ocasionar gastos desnecessários.

Engenheiro Eletricista
Gustavo Capote da Silva